• Defesa Civil Municipal participará da implosão dos prédios da antiga Universidade Gama Filho
Publicado em 25/10/2023 - 14:26  |  Atualizado

Evento está marcado para ser realizado em 05 de novembro, às 7h. Área de 18 mil m² dará origem ao Parque Piedade.

A Defesa Civil Municipal participará da operação de implosão dos prédios da antiga Universidade Gama Filho – Rua Manoel Vitorino, nº 553 –, na Piedade (Zona Norte), marcada para o dia 05 de novembro, às 7h. Nesta segunda-feira, 23/10, os moradores e comerciantes começaram a ser avisados por agentes da Defesa Civil, e representantes da Subprefeitura da Zona Norte e da Secretaria Municipal de Assistência Social, sobre a realização do evento. Um raio de 150 metros vai precisar ser isolado para que os prédios possam vir abaixo. A área de 18 mil metros quadrados vai se transformar no novo Parque Piedade.

A implosão será coordenada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura. A Defesa Civil, no entanto, visa garantir a segurança de moradores e comerciantes. Por esse motivo, um raio de 150 metros vai precisar ser isolado uma hora antes da implosão. A estimativa é que 700 imóveis estejam dentro desse perímetro de segurança. Oito pontos de controle serão montados pela Defesa Civil nos seguintes endereços: Rua Manoel Vitorino, nº 409; Rua Xavier dos Pássaros, nº 123; Rua Doutor Luiz Masson, nº 249/258; Rua Xavier dos Pássaros, nº 250, Rua Manoel Vitorino, nº 795; Rua Goiás nº 554; Rua Silvana, nº 66; e Rua Goiás, nº 442. Os moradores deverão seguir para esses pontos ao deixar suas residências.

Antes de sair de casa, porém, é preciso seguir algumas orientações da Defesa Civil: feche o registro de gás de botijão, feche portas e janelas, desligue a chave geral de energia elétrica, leve animais de estimação e fique atento aos toques das sirenes.

É importante destacar que serão cinco toques de sirenes. O primeiro deles, às 6h30, determina o bloqueio das vias. O segundo, previsto para acontecer às 6h50, significa a inspeção final da área evacuada. O terceiro toque, às 6h55, é o chamado toque de atenção. A implosão ocorre às 7h, antes disso, o quarto toque da sirene irá soar. Por fim, às 7h15, o último toque da sirene representa a liberação da área após a checagem pelos técnicos e engenheiros.

“Sabemos que esse tipo de operação sempre causa um transtorno para os moradores. Mas vale lembrar que é uma implosão que vai gerar um ganho expressivo para a Zona Norte do Rio. Vamos trabalhar para que a implosão transcorra com muita segurança e dentro do que estamos planejando”, destaca o subsecretário de Defesa Civil, Rodrigo Gonçalves.

Ao longo das últimas semanas, duas reuniões operacionais foram realizadas no Centro de Operações Rio. O estacionamento de veículos nas ruas dentro do raio de segurança será proibido a partir das 22h do dia 04/11 (sábado). Caso seja necessário, reboques estarão de prontidão durante toda a noite/madrugada de sábado para domingo com o objetivo de liberar as vias e permitir que a implosão ocorra sem qualquer transtorno.

Técnicos da Defesa Civil, agentes da Subprefeitura da Zona Norte e da Secretaria Municipal de Assistência Social estarão frequentemente na região até a data da implosão para tirar dúvidas dos moradores. Mais de dois mil cartazes e panfletos com todas as informações foram confeccionados para serem distribuídos para síndicos de prédios e moradores.

Vale lembrar que a Prefeitura do Rio realizou nos últimos anos outras implosões de edificações, como a do Elevado da Perimetral e a do antigo prédio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na Mangueira. Todas elas transcorreram sem qualquer transtorno para os moradores e comerciantes. Em caso de dúvidas, moradores também podem fazer contato com a Prefeitura do Rio por meio do número 1746.

A Subsecretaria de Proteção de Defesa Civil (SUBPDEC) tem como objetivo preparar pessoas para uma vida mais segura na cidade do Rio de Janeiro.

• ENDEREÇO DO ÓRGÃO:
    Rua Visconde de Santa Isabel, 32
    Vila Isabel, Rio de Janeiro/RJ CEP: 20560-120
    Tel: 2298-9019 / 2298-9487

Atendimento da Ouvidoria:
    Telefone: (021) 4502-8829 ou 1746
    E-mail: ouvidoria_defesacivil@rio.rj.gov.br

Atenção! Solicitação de vistorias pelo telefone: 199

Assessoria de Comunicação Social (exclusivo para imprensa):
    (21) 2976-4532 / 2976-4538 / (21) 98493-0480
    comunicacao@cor.rio

Dúvidas, serviços, informações ou denúncias: